
08 Out Empreendedorismo em 2022: Quais vão ser as principais tendências?
É sabido que o empreendedorismo é neste momento um dos principais impulsionadores do desenvolvimento social. Em Portugal tem sido cada vez mais visto como um dos principais veículos do desenvolvimento social criando emprego e inovação para fazer jus à crise económica que vivemos atualmente. A Proinconta hoje fala-lhe de algumas das principais trends com que pode contar no que toca ao empreendedorismo em 2022.
O ato de empreender é muito mais do que simplesmente criar um negócio: é também uma questão de iniciativa, criatividade e audácia. Por isso de ano para ano há sempre determinadas tendências (ou trends) que vigoram entre este grupo de pessoas. Descubra em baixo cinco dos principais tópicos que poderão entrar em voga no empreendedorismo em 2022, mudando cada vez mais o parâmetro de diversos negócios como os conhecemos.
Empreendedorismo sustentável
A preocupação crescente com fatores ambientais tem dominado as preocupações de diversos negócios. Os empreendedores ligados a este estilo de negócio normalmente apresentam novos produtos mais amigos do ambiente,, bem como um conjunto de serviços economicamente viáveis e eficazes em termos ecológicos. Daqui têm surgido a criação de diversos novos modelos de negócio e a tendência prevê a continuação dessa tendência.
Um elemento que poderá estar a ter a sua influência nesta trend tem a ver com o facto de o conceito de “empreendedorismo sustentável” se basear nos 17 objetivos no sentido de um desenvolvimento sustentável. A ONU criou uma agenda mundial na qual se prevê o alcance de cada um destes tópicos até 2030, daí muitos empresários começarem a ter estas tendências debaixo de olho.
Aumento da educação online
A melhor forma de tornar o conhecimento acessível a milhares de pessoas está sem dúvida interligada com a tecnologia. Sem dúvida que o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da internet são os dois pontos principais que têm dado um grande impulso a diversas possibilidades no que toca à educação online. Prevê-se que no futuro a tendência continue e se torne acessível e disponível a qualquer momento.
Aumento dos nómadas digitais
Sim, os nómadas digitais estão a aumentar e tudo prevê que a tendência para o online aumente cada vez mais. Devido à tendência do teletrabalho há cada vez mais pessoas a sentirem uma necessidade decrescente de trabalharem num escritório, desde que haja uma ligação à Internet. Este estilo de vida muito ligado à tecnologia está a atrair cada vez mais jovens empresários e prevê-se que seja para continuar. A pandemia alargou as oportunidades de explorar este estilo de trabalho e tudo indica que a tendência seja permanente em muitos casos.
Soluções “open source”
Uma perspetiva que tem sido adotada por diversos empresários tem a ver com o facto de que as melhores empresas são aquelas que colaboram umas com as outras e, sobretudo, que também colaboram com outras pessoas. Muitas empresas têm desenvolvido e partilhado soluções inovadoras para problemas complicados, algo que é frequentemente apelidado de uma nova e ousada fronteira para a sustentabilidade”. Esta forma de solidariedade poderá ser uma atitude adotada por vários futuros empreendedores no sentido de conseguirem novas parcerias e potenciais oportunidades para evolução do negócio.
Economia das experiências virtuais
Por fim, temos que mencionar o facto de vivermos numa economia de experiências que cada vez mais será imersiva e virtual. Tendo em conta os cancelamentos de diversos festivais e campeonatos de futebol, o encerramento de museus, assim como o cancelamento de diversos espetáculos de cariz cultural, não seria de admirar que a tendência viesse para ficar. Apesar da normalização progressiva da situação atual de Portugal, muitas pessoas parecem ter-se afeiçoado a estas experiências alternativas, por isso as mesmas estão previstas a continuarem o seu sucesso mesmo no ano que vem.
Sorry, the comment form is closed at this time.