LIDERANÇA: 5 ESTILOS MUITO DIFERENTES ENTRE SI

ESTILOS DE LIDERANÇA: QUAL DESTES SE ENQUADRA MELHOR EM SI?

LIDERANÇA: 5 ESTILOS MUITO DIFERENTES ENTRE SI

LIDERANÇA: 5 ESTILOS MUITO DIFERENTES ENTRE SI

Sempre que pensamos num contexto de trabalho, particularmente aquele que envolva uma equipa, gostamos de imaginar um bom ambiente preenchido por pessoas dedicadas, entusiastas e lutadoras pelos seus objetivos. No entanto, gerar essa dinâmica não é fácil, pois o fator da motivação de equipas é dos maiores desafios que um líder pode enfrentar. No entanto, o que exatamente faz um “bom líder”? A PIC CONSULTING hoje vai analisar essa questão e iremos apresentar-lhe 5 estilos distintos de liderança que poderá encontrar nas organizações.

Que tipo de influência tem a liderança na motivação de equipas?

Como mencionamos em cima, a liderança de equipas é dos maiores desafios que um líder pode vir a enfrentar no seu percurso profissional. Cada pessoa pertencente a uma equipa é diferente à sua maneira (incluindo nos seus objetivos de vida e formas de estar), pelo que convém que cada líder se adapte. Independentemente do quão heterogéneas sejam as pessoas de uma equipa, convém que os seus objetivos estejam alinhados com os da organização.

ESTILOS DE LIDERANÇA: QUAL DESTES SE ENQUADRA MELHOR EM SI?

Nesse sentido o líder deve ter a capacidade de se adaptar e gerir a sua equipa de forma geral, de modo a levar a que as pessoas adotem comportamentos desejáveis que acabem por se revelar benéficos no que toca à produtividade sustentável, bem como num nível de compromisso elevado para com a empresa. Estas são algumas das principais ações que irão ter uma influência positiva na organização:

  • Estabelecer objetivos claros e precisos no começo;
  • Delegar funções a cada pessoa;
  • Trabalhar na geração de confiança entre todos os elementos da equipa, comunicando com eles;
  • Procurar incluir fatores de inspiração no trabalho;
  • Partilhar uma visão do futuro com o grupo de modo a poder antecipar problemas e influenciar mudanças que possam ocorrer dentro das equipas e organizações;
  • Colocar desafios estimulantes, que promovam novas competências a cada membro individual.
ESTILOS DE LIDERANÇA: QUAL DESTES SE ENQUADRA MELHOR EM SI?

Para muitas empresas seria até fácil perceber que todas as organizações beneficiariam ao integrarem líderes que conseguissem facilmente motivar, gerir e acompanhar cada membro de uma equipa de uma forma eficaz. Infelizmente já diversas pessoas passaram por experiências profissionais em que acabaram por ter contacto com diferentes estilos de liderança, alguns pelo melhor outros pelo pior. Há determinadas características nos líderes que podem ser mais positivas e outras mais negativas.

Em baixo seguem alguns exemplos de estilos de liderança mais comuns no mercado e as suas principais características mais relevantes e estudadas por diversos especialistas:

 Líder autoritário:

Referimo-nos ao tipo de líder que fixa as regras e toma decisões sem participação e envolvimento do grupo, impõe as suas ordens e determina as atividades que precisam de ser realizadas no momento, sem contextualizar ou dar conta do processo. Não é um estilo muito adequado para gerir uma boa equipa.

 Líder liberal:

Neste caso falamos de um tipo de líder que entrega totalmente as decisões nas mãos dos restantes elementos do grupo, deixando-os sem orientação. Por conseguinte, a intensidade de trabalho, muitas vezes, acaba por se tornar descontrolada e pouco produtiva.

 Líder democrático:

Já neste estilo de liderança falamos de uma figura que conduz o grupo e incentiva à participação de cada uma das pessoas. Há controlo no progresso do trabalho, sendo o líder chamado a intervir quando a sua participação e experiência constituem uma mais-valia para a equipa.

 Líder “coach”:

Este é o tipo de líder que desafia  e coloca questões aos seus colaboradores para incentivá-los a identificar diferentes alternativas e pontos de vista e, desse modo, apresentar diversas soluções para um mesmo problema.

 Líder situacional:

Por fim, temos o tipo de líder que adequa o seu comportamento e decisões a cada situação e à maturidade e características dos seus colaboradores. Caracteriza-se por ter uma preocupação com o perfil de cada profissional adaptando-se a eles e com as características dos contextos em que atua com base na avaliação das competências e inteligência emocional evidenciadas por cada indivíduo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.