
23 Ago Formação de Colaboradores: Porque deve investir nestas ações?
A formação de colaboradores em diversas empresas, parecendo que não, é um aspeto relevante que pode trazer benefícios a longo prazo. Em Portugal todas as empresas por lei têm que destinar 35 horas anuais destas formações a todos os colaboradores. No entanto, ainda há a dúvida no ar relativamente a qual a importância que esta ação pode vir a ter numa empresa. A Proinconta hoje explica-lhe algumas das maiores vantagens em investir em formações para os trabalhadores da sua empresa. Afinal, tudo o que sabemos é aprendido e com uma formação poderá melhorar.
Que tipo de importância tem a formação de colaboradores?
Para diversas empresas, as ações de formação acabam por se tornar num ponto essencial especialmente no quotidiano. Antigamente, muitos profissionais de Recursos Humanos viam uma formação como um meio que adequava uma pessoa a um determinado cargo e de seguida a pessoa seria colocada a desenvolver a força de trabalho da organização.
No entanto, atualmente este conceito foi ampliado, sendo visto como um meio para promover o bom desempenho num determinado cargo. Mais do que formar um colaborador atualmente estas ações visam ajudar cada indivíduo a desenvolver competências que o ajudem a tornar-se mais produtivo, inovador e criativo, ajudando desse modo nos objetivos da empresa.
Qual o papel que a formação de colaboradores tem no que toca à gestão de RHs?
Um dos aspetos que mais dá que pensar para diversas empresas é o de saber identificar as necessidades dos Recursos Humanos e, nesse sentido escolher a formação apropriada. Até porque a formação de colaboradores é um elemento que faz parte dos planos de diversas organizações de sucesso. É uma ação que tem efeitos positivos na Gestão de Pessoas, visto que vai ajudando a melhorar as competências de diversos colaboradores e, por conseguinte, acaba por ter repercussões positivas no desempenho da empresa em geral.
Naturalmente existem competências que são transversais a todas as empresas, mas para identificar necessidades específicas das empresas é necessário um mapeamento prévio das competências que são necessárias quer a nível individual, quer a nível organizacional. Após a fase de mapeamento é recomendada uma fase de diagnóstico que pode ser feita a partir de uma avaliação de desempenho.
É importante que uma organização, pequena ou grande, crie uma cultura favorável à aprendizagem contínua dos seus colaboradores, bem como que ajude a comprometer os próprios com a mudança. Nesse sentido estes processos ligados às formações de colaboradores devem ser cíclicos e contínuos. Até porque hoje em dia não estamos num período profissional em que basta repor, atualizar e reciclar a informação, visto que estamos num contexto profissional em constante mudança.
Formação e Desenvolvimento: Há diferença?
Os conceitos de “Formação” e “Desenvolvimento” são muitas vezes confundidos, no entanto têm diferenças significativas. No que toca à formação, a mesma é conduzida no tempo presente e procura manter o foco no cargo atual que ocupa. O maior foco deste conceito é dotar o colaborador com competências “no imediato”, que pretendem ajudá-lo a desempenhar mais eficazmente a sua função atual. Já no caso do desenvolvimento, esta noção está mais focada no futuro, especificamente no ganho de competências de que um trabalhador irá precisar para um potencial cargo ou funções futuras.
Quais os tipos de programas de formação pode providenciar aos seus colaboradores?
Normalmente a formação inicial é usada para transmitir aos seus colaboradores informações sobre elementos como a própria organização, políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão da organização, bem como quais os seus clientes e produtos e serviços pelos quais são conhecidos. Além destas informações básicas, os programas de formação de colaboradores podem estar focados no desenvolvimento de competências de pessoas, ajudando-as a ganhar as capacidades fulcrais para executar o seu cargo da melhor forma.
Outros programas de formação poderão estar mais focados em ajudar um trabalhador a desenvolver novos hábitos e atitudes focados em aspetos tais como a sua relação com clientes, colegas de trabalho, com a organização e até com o seu próprio cargo. Algumas outras formações têm procurado ajudar vários colaboradores a descobrirem e aplicarem diversas técnicas para conseguirem abstrair-.se e nesse sentido pensarem, agirem, julgarem decidirem e racionalizarem de uma forma mais ampla, com o objetivo de ajudar a gestão com novas ideias.
Tem diversas opções adequadas para a boa formação dos seus colaboradores. Será uma questão de analisar a fundo as necessidades da sua empresa, bem como as necessidades dos seus trabalhadores para averiguar qual a melhor opção em que deve investir. Lembre-se sempre que a a formação em si, a longo prazo agrega valor não só aos colaboradores, mas também à organização e aos clientes.
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