
02 Set Mentoring: Saiba como pode implementar este método na sua empresa
Sabia que o mentoring, apesar de ser um tema pouco falado nos últimos tempos, tem conseguido entrar com força no dia a dia de diversas empresas portuguesas? O mercado atual está repleto de diversos desafios , logo há diversas pessoas que se sentem perdidas relativamente a qual o rumo que irão tomar na sua carreira. Há diversas opções a nível de formação que podem ajudar diversos profissionais e o mentoring tem-se tornado numa delas. A Proinconta hoje apresenta-lhe um processo que se está a tornar cada vez mais conhecido no que toca à orientação profissional de diversas pessoas.
O que é o mentoring?
O mentoring trata-se de um processo que pode ser aplicado num contexto profissional ou pessoal de uma pessoa para a ajudar a orientar-se em questões essenciais relativamente a ambos os campos. O processo envolve duas pessoas, o mentor e o mentee, no qual o primeiro transmite a sua visão relativamente a uma certa realidade ao segundo.
Os temas abordados podem ser elementos como: um determinado tipo de mercado, uma certa área de negócio ou outra área de atividade empresarial, ou até na gestão e orientação de percursos profissionais individuais. Fazem também parte desta atividade atividades tais como assessorar, aconselhar e apresentar serviços de coaching de carreira.
Na sua essência, o mentoring trata-se de uma relação estabelecida entre duas pessoas em que uma tem mais experiência profissional e a outra menos. O objetivo principal desta interação é de que o mentor partilhe com o mentee os seus conhecimentos de modo a enriquecerem-se mutuamente. É dever do mentor o de evidenciar as características do carácter do seu aprendiz e ajudá-lo com uma perspetiva mais realista, baseada na sua experiência pessoal e profissional.
Tradicionalmente o mentoring era conduzido por profissionais que se encontram numa determinada empresa há mais anos, ou numa posição acima da do mentee. Atualmente há diversos tipos de necessidades e perfis nas organizações, até porque já se viu que um colaborador mais jovem também consegue dar conhecimentos mais atualizados relativamente a uma determinada área.
Quais as vantagens que o mentoring pode trazer para a minha empresa?
Antes de optar por este estilo de formação, é muito importante saber observar e escolher quem da sua empresa precisa de mentoring. Há diversos efeitos positivos que o mentoring pode ter numa empresa, nomeadamente:
- A potencialização do foco na organização
- O impacto positivo em diversas áreas da empresa
- A retenção e atração de talentos para uma organização
- A redução de custos
- A adaptação a qualquer tipologia de empresa (pequena, média ou grande)
Há diversas formas de realizar mentoring na sua empresa: este pode ser realizado por pares, em grupo, ou cruzado, no caso de ser entre equipas diferentes de uma determinada organização. As empresas que investem em ações de mentoring apresentam melhores taxas de resultados, bem como uma maior retenção de talentos e um engajamento muito maior. Salientamos ainda vantagens observadas em diversas equipas tais como:
- Melhoria dos indicadores de performance;
- Melhoria dos indicadores de saúde mental;
- Aumento da eficácia e eficiência na realização de tarefas que antes demoravam mais tempo;
- Prevalência de um sentimento de pertença e capacitação profissional;
- Diminuição dos pedidos de baixas médicas.
Qual é a diferença entre Mentoring e Coaching?
Ao contrário do que possa pensar “Coaching” não é sinónimo de “Mentoring”. Ambas as atividades envolvem desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo com foco quer no próprio quer nas equipas. Os dois têm um trabalho extensivo focado no potencial humano, bem como no trabalho de objetivos definidos pelo coach e pelo mentee.
No entanto, convém sublinhar que o coaching se trata de um processo centrado nas técnicas e não nas pessoas. As intervenções neste modelo são baseadas num conjunto de tarefas e ações direcionadas para a autodescoberta de capacidades individuais. A partir daí são trabalhados os objetivos que podem ou não ser atingidos nos campos pessoal e profissional.
O processo neste caso é conduzido por um coach que irá ajudar o seu coachee a percorrer um percurso entre o seu estado atual e o estado que pretende atingir. Através de um autodiagnóstico constante, bem como pela realização de tasks dentro de prazos definidos os envolvidos nesta atividade têm um acompanhamento mais aprofundado e mais intenso.
Sorry, the comment form is closed at this time.