
18 Ago Plano de Negócios: Que tipo de Importância tem este elemento para a sua empresa?
Sem dúvida que um plano de negócios é um elemento cada vez mais reconhecido no que toca à organização de uma determinada organização. Isto porque devido à concorrência cada vez mais forte no mercado, este elemento acaba por ganhar um peso relevante no que toca à orientação das ações de uma empresa. A Proinconta hoje vai-lhe indicar quais os principais fatores a ter em conta no que toca à organização de um plano de negócios de modo a saber quais os principais passos que deve tomar a curto e a longo prazo.
O que é um Plano de Negócios?
A melhor forma de definir um plano de negócios é a de uma ferramenta condutora que assegura as informações críticas na hora de unir e escolher os seus potenciais parceiros ou investidores, bem como para alcançar as metas e objetivos de negócio que pretende. Pode-se por isso dizer que este documento é uma “bússola” que sistematiza um novo projeto ou modelo de negócio a nível estratégico.
Como tal, antes e após a elaboração deste documento deve conduzir uma pesquisa extensa relativamente a dados internos e externos. Neste documento pretende-se descrever passos fulcrais que poderão ditar o sucesso do seu negócio, nomeadamente os objetivos e resultados pretendidos e quais os riscos que poderão ter que enfrentar.
No caso de sentir necessidade, para a elaboração eficaz do seu plano de negócios, deve solicitar apoio externo em determinadas áreas complementares, como por exemplo, no que toca ao estudo da viabilidade económica e financeira do seu plano. Fale com o seu gabinete de contabilidade nesse sentido, ou descubra como a Proinconta o pode ajudar nesse sentido.
O que constitui um bom plano de negócios? Estes são alguns dos seus pontos principais:
- Sumário Executivo: Este é o primeiro elemento que os investidores e parceiros irão ler. Estruture bem esta parte assim que tiver todo o conteúdo devidamente organizado.
- Apresentação do Negócio: Aqui irá apresentar-se e transmitir a sua imagem. Procure elaborar uma descrição aprofundada sobre o seu negócio (formação, história, área de negócio, equipa, entre outros detalhes relevantes). Não se esqueça ainda de realçar aspetos motivacionais e de inovação para destacar os fatores diferenciadores da sua empresa.
- Enquadramento do Setor: Neste ponto fará uma análise da sua empresa e projeto face ao setor que a mesma integra. Não se esqueça de que aqui deve sempre mencionar alguns dos seus potenciais concorrentes.
- Produtos e Serviços: Como o próprio nome indica aqui deve ressalvar todos os produtos e serviços que a sua empresa providencia. Descreva cada um destes elementos que o seu negócio pode dar, pelo que os fatores distintivos devem estar claros.
- Produção/Processos de Negócio: Aqui deve ser clarificado o processo produtivo, mas especificamente qual a tecnologia existente ou a ser aplicada, qual o layout do equipamento e quais as matérias primas envolvidas. Não se esqueça ainda de mencionar aspetos relativos ao controlo de produção, aprovisionamento, qualidade, segurança e principais fornecedores de mercadorias.
- Organização e Gestão: O Controlo de Gestão não deixa de ser um aspeto fulcral a mencionar neste documento. Se conseguir mostrar uma precisão e segurança no que toca aos seus números assim como uma estratégia bem definida, vai traçar um excelente caminho para mostrar o apelo que a sua empresa possa vir a ter para potenciais investidores e parceiros.
- Recursos Humanos: Aqui convém descrever os seus recursos humanos, aproveitando para adequar o determinado perfil de um funcionário a certas funções, podendo também referir aspetos tais como o nível salarial, quais as políticas de motivação, bem como os sistemas de incentivo, planeamento e a gestão de ações de formação.
- Marketing: Esta componente do seu plano de negócio deve contemplar aspetos como a estratégia comercial que irá adotar, preços associados a serviços e produtos e um plano estratégico para marketing tradicional e marketing digital.
- Plano de Implementação: Para uma organização mais eficaz, trate de calendarizar todos os eventos “significativos” do seu projeto e vá mantendo olhos a se esses mesmos prazos são cumpridos. Um mapeamento das suas tarefas e das de outros colaboradores ajuda em diversos sentidos.
- Investimento e Fontes de Financiamento: Nesta secção deve incluir o financiamento total que pretende colocar em prática. Deverá mencionar as percentagens de capital próprio, capital alheio, bem como outros incentivos a fundo perdido ou reembolsáveis.
- Viabilidade Económica e Financeira: Por fim, deve atestar a viabilidade económica e financeira do seu projeto, mantendo debaixo de olho indicadores tais como o Valor Atual Líquido (VAL), a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR), o Prazo de Recuperação do Investimento e o Retorno do Investimento.
Conclusões Finais:
Independentemente de a sua empresa estar nos seus primórdios ou se já existir há algum tempo, lembre-se que a relevância de um plano de negócios tem a ver com o ponto vital que este elemento representa. É como uma âncora que ajuda a definir o esqueleto do seu negócio, ajudando-o a si e a pessoas externas a conhecerem melhor os seus aspetos mais relevantes, bem como os motivos pelos quais se trata de uma opção de negócio viável. Procure sempre estruturar de melhor forma o documento em questão, procurando o sucesso da sua ideia mediante uma gestão eficiente da sua empresa e/ou projeto.
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